Um ótimo remédio caseiro para tosse é o suco de guaco com cenoura que, devido à sua propriedade broncodilatadora, é capaz de aliviar a tosse com catarro e promover o bem-estar.
Além disso, o chá de gengibre com limão também é uma boa opção, sendo indicado para a tosse seca devido à sua ação anti-inflamatória e antisséptica.
Para complementar estes remédios caseiros, também pode-se tomar um copo de água à temperatura ambiente com 1 colher de mel, pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmando toda a região da garganta e diminuindo os acessos de tosse. No entanto, é importante saber identificar a causa da tosse para que o tratamento seja direcionado e eficaz
Suco de cenoura para tosse com catarro
O suco de guaco com cenoura para tosse contém propriedades broncodilatadoras e expectorantes que ajudam a eliminar o excesso de catarro, permitindo respirar melhor.
Além disso, ao adicionar hortelã-pimenta ao suco obtém-se uma ação anti-inflamatória que reduz os acessos de tosse, principalmente em casos de gripe, bronquite ou asma.
Ingredientes
- 5 folhas de guaco;
- 1 cenoura;
- 2 ramos de hortelã-pimenta.
Modo de preparo
Passar os ingredientes na centrífuga e misturar. Depois, coar e adoçar com 1 colher (de chá) de mel. Beber 20 ml do suco várias vezes ao dia.
Chá de gengibre para tosse seca
O chá de gengibre e limão para tosse possui propriedade anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a irritação da garganta e dos pulmões, descongestionando as vias aéreas e aliviando a tosse seca.
Este chá também pode ser usado como remédio caseiro para tosse infantil, não apresentando efeitos colaterais nas crianças.
Ingredientes
- 140 g de raíz de gengibre;
- Suco de 2 limões;
- ½ litro de água.
Modo de preparo
- Ferver o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida a metade do volume inicial.
- Desligar o fogo, coar e juntar o suco dos limões. Para adoçar pode ser adicionada 1 colher de chá de mel.
Deve tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.
As opções naturais para tratar a tosse não devem excluir a toma de medicamentos receitados pelo médico, principalmente em casos de tosse alérgica que é tratada com anti-histamínicos por exemplo.
Fonte:https://www.tuasaude.com