O consumo do abacate traz muitos benefícios para saúde, ajudando inclusive a emagrecer.
É verdade que o abacate é a fruta mais calórica e mais “gordurosa” de todas. Uma fatia de 100g tem praticamente a mesma quantidade de calorias de um pão francês. E como então ele pode ajudar a emagrecer?
O alto valor calórico do abacate é devido a sua grande quantidade de gordura. Mas não a gordura que faz mal. Ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol, triglicérides e ajuda na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
Além disso ele é rico em ferro, cálcio, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina E e A, grandes antioxidantes que atuam como protetores das células.
Como o abacate possui alto teor de fibras, ele promove maior saciedade, ajuda no funcionamento do intestino e com isso se torna um aliado para emagrecer.
Mas é necessário consumi-lo com moderação pois como já foi dito, é uma fruta bastante calórica. Corte o abacate em pedaços e mantenha na geladeira, comendo um pedaço por dia. Outra dica é guardá-lo ainda com o caroço, para retardar a oxidação.
Outras opções para consumo é amassá-lo e acrescentar limão ou ainda preparar uma vitamina com leite desnatado.
Assim como o abacate, seu “primo” avocado também é uma fruta bastante saudável e com ótimas propriedades nutricionais. Ele possui menos água que o abacate, o que torna sua polpa mais consistente e possibilita usá-lo em uma variedade maior de pratos. Um bom exemplo é a guacamole.
Fonte: www.boraemagrecer.com.br