- Treino Longo:
Características: Intensidade moderada e volume alto. Para iniciantes e indivíduos que querem aumentar o condicionamento físico, este tipo de treinamento acarreta um aumento de 30 a 50 % na carga de volume normal, ou seja, para aqueles que almejam correr 10 km nas competições, neste dia correrão entre 13 e 15 km.
Intensidade de Trabalho: de 60% a 80% do VO2 Máximo.
- Treino de Estabilidade:
Características: Intensidade alta e volume moderado, este tipo de treinamento permite que você se adapte a correr no seu ritmo de corrida, ou seja, a máxima velocidade que o corredor pode correr por um tempo máximo com a maior eficiência mecânica e metabólica.
Intensidade de Trabalho: de 75% a 85% do VO2 máximo.
- Treino Regenerativo:
Características: Intensidade baixa e volume moderado baixo, geralmente vem depois de um dia de treino forte, seja de alto volume ou alta intensidade. Embora a carga de treinamento seja baixa, não significa que deve ser desprezada, pois ela atua com agente mediador para o período de supercompensação ajudando o organismo a se preparar para um próximo estímulo forte.
Intensidade de Trabalho: de 50% a 60% do VO2 Máximo.
- Treino Intervalado:
Características: Intensidade muito alta e volume baixo, este treinamento é constituído por períodos de estímulos e recuperação determinados para um aumento da resistência anaeróbica, com intensidade bem acima ao da prova. Tem por objetivo preparar o corredor para um final de prova forte.
Este tipo de treinamento é recomendado que seja realizado em pista de atletismo.
Intensidade de Trabalho: 90% a 110% do VO2 Máximo.
- Treino de Velocidade:
Características: Intensidade muito alta e volume baixo, este tipo de treinamento tem por objetivo otimizar o aumento da amplitude e da frequência da passada, em outras palavras ou seja, o aumento da velocidade. Os intervalos de recuperação vão variar de acordo com o período de treinamento que o corredor se encontra.
Intensidade de Trabalho: 90% a 110% do VO2 Máximo.
- Treino de Ritmo:
Características: Intensidade alta e volume moderado, este tipo de treinamento permite que você encontre seu ritmo de corrida, ou seja, a máxima velocidade que o corredor pode correr, por um tempo máximo com maior eficiência mecânica e metabólica. Neste tipo de treinamento é que o corredor encontra a sua velocidade de trabalho ou seu ritmo de prova.
Intensidade de Trabalho: de 85% a 95% do VO2 Máximo.
Para o sucesso nesta modalidade, torna-se primordial o planejamento e periodização específica, atendendo as necessidades e metas de cada corredor.