Quando você acorda, seu corpo precisa de combustível para enfrentar o dia. Por isso, um café da manhã reforçado e com alimentos saudáveis é essencial para abastecer o organismo com nutrientes que tragam energia. Na escolha do cardápio, além de frutas, iogurtes e do tradicional pãozinho, as granolas reinam absolutas na mesa de quem busca um alimentação completa para começar bem o dia.
O mercado oferece uma infinidade de opções e marcas, mas a constituição básica da granola está na mistura de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho) com frutas secas, castanhas, nozes e podem conter mel ou açúcar mascavo.
A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os ingredientes, mas em geral, trata-se de um alimento rico em fibras que ajuda a regular o intestino e oferece energia extra para quem consome.
Além das fórmulas tradicionais, existem opções com ingredientes mais funcionais para o organismo como as granolas sem glúten da marca Vitalin que são enriquecidas com grãos nobres como linhaça, chia, quinoa e gergelim.
A versão de granola com quinoa e castanhas da Vitalin, por exemplo, ganha pontos a mais: além de ser elaborada com cereais integrais e quinoa – um cereal rico em proteínas de excelente qualidade -, ela não contém aromas ou conservantes químicos.
Outra opção da Vitalin é a granola sem glúten com chia e banana. Saborosa e com pedaços de banana passa, a granola contém sementes de chia, uma oleaginosa rica em ômega 3 e fonte de fibras que proporcionam uma sensação de saciedade.
“Estas granolas contém nutrientes e minerais importantes para a saúde como ferro, manganês, magnésio, fósforo e podem ser consumidas por celíacos e adeptos de uma alimentação saudável”, explica a engenheira de alimentos da marca, Flávia Passos.
Fonte: vitalin.com.br