Alimentos Ultraprocessado, In Natura ou Minimamente processados.


13_diferencas_alimentos

Alimentos ultraprocessados são formulações feitas em industrias, no qual seus constituintes são extraídos de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, e sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas, ou seja, os alimentos são processados em industrias, adicionados aditivos para alterar as propriedades sensoriais e torná-lo pronto para o consumo.

Estudos apontam que estes alimentos apresentam maior densidade energética, maior de teor de açúcar e menor teor de fibras que os alimentos naturais, ou pouco processados.

Pesquisas também indicam que há tendência generalizada de aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, principalmente em países de renda média, como o Brasil. com isso o aumento de doenças crônicas, pois nesse alimentos há grande quantidade de conservantes.

É indicado que se consuma alimentos in natura ou minimamente processados.

Diferenças:

Alimentos in natura ou minimamente processados: Foram limpos, removidas partes não comestíveis ou não desejadas, feitas secagem, embalagem, congelamento, pasteurização, refinamento, fermentação ou outros processos que não incluíssem a adição de substâncias ao alimento original. (ALIMENTOS OBTIDOS DIRETAMENTE DE PLANTAS OU ANIMAIS)

Alimentos processados: Produtos industrializados feitos essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura.

Alimentos ultraprocessados: compostos por formulações industriais feitas inteiramente de substâncias extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como corantes, aromatizantes e etc. (BISCOITOS DOCES E SALGADOS, SALGADINHOS TIPO CHIPS, GULOSEIMAS EM GERAL, LANCHES TIPO FAST FOOD, MIOJO E ETC.)

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *