Na hora de realizar uma cirurgia plástica, é de extrema importância atentar de forma intensiva para um cardápio equilibrado, que deixe o corpo pronto para os métodos evasivos. Segundo o cirurgião plástico, Patrick Kovac, manter a dieta para “entrar na faca” é indispensável para conseguir um pós-operatório com baixo risco de complicações e resultados satisfatórios. “A paciente deve mudar os seus hábitos alimentares ao iniciar o pré-operatório. O consumo de alimentos pobres em gordura saturada, açúcar refinado e industrializados devem ser evitados nessa fase”, alerta.
Fast-foods, refrigerantes, biscoitos, carnes gordas e frituras são itens que devem ser mantidos rigorosamente fora do plano alimentar nesses dias. “Esses alimentos podem interferir na cicatrização e no sistema imunológico”, revela o especialista que listou, abaixo, os melhores alimentos para serem consumidos e que ajudaram tanto para o ato cirúrgico quanto para o pós.
Alimentos permitidos
Carnes magras e peixes
As proteínas ajudam na recuperação dos tecidos e na cicatrização, pois colaboram para a produção de colágeno. As proteínas devem ser consumidas de forma fracionada durante o pré e pós-operatório.
Gorduras permitidas
Alimentos com alto teor de ácido graxos, ômega 3, óleos vegetais também podem ser inseridos na dieta do bisturi. Eles ajudam na cicatrização e evitam uma reação inflamatória do organismo.
Aves, peixes, feijão, lentilha, ervilha
Ricos em ferro, eles ajudarão a prevenir anemia e problemas de cicatrização. Podem ser consumidos durante o pós-operatório.
Vitamina C
Laranja, acerola, limão, vegetais verde-escuro, verduras devem ser ingeridos para aumentar a imunidade, a absorção de ferro e também para formar o colágeno no organismo. É importante que o médico acompanhe a anemia após a cirurgia, pois durante o procedimento pode ocorrer uma grande perda de sangue e de ferro.
Pão integral, legumes, vegetais, frutas
Com doses potentes de fibras, auxilia na diminuição da constipação intestinal no pós-operatório. Além disso, são cicatrizantes e ajudam na circulação sanguínea.
Iogurte e leite
Sendo estes probióticos, equilibram a flora intestinal que é importante para eliminar os líquidos e toxinas.
Líquidos
Manter o corpo hidratado também ajuda a eliminar o inchaço. Consuma suco de frutas, água e água de coco que é considerado um isotônico natural e ajuda a manter a água e o sódio no organismo.
Seguindo este cardápio, o seu organismo estará blindado contra as infecções e também irá ajudar na recuperação pós-cirúrgica.
Fonte:suacorrida.com.br